quinta-feira, 17 de junho de 2010

Disciplina do 3º módulo- Organização do Trabalho Pedagógico

Escola Tradicional

Relação professor-aluno: acontecem de forma horizontal, existe uma relação de superioridade do professor sobre o aluno.
Modelo de gestão: o gestor dessa escola identifica-se com o burocrata autoritário, em que a principal preocupação é o controle da aplicação dos programas e ordens ordenadas da escola.
Processo didático: baseia-se na memorização e repetição de conceitos.
Materiais didáticos: valorizam-se os livros-texto repletos de conteúdos informativos e conceituais.
Avaliação: constitui no controle da aprendizagem e se realiza unicamente mediante exames, que refletem a capacidade de retenção e de acúmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.

Escola Nova

Relação professor-aluno: parte do princípio de que o aluno é o centro da escola, o professor é o orientador do processo educativo.
Currículo: é diversificado, contemplando todos os aspectos da formação integral de uma pessoa.
Processo didático: centra-se na atividade e a experiência do aluno serve de base para a educação intelectual.
Materiais didáticos: essa escola não secundarizou os livros-texto, surgiu um conjunto de recursos que o aluno utiliza nas suas experiências e atividades.
Avaliação: tem natureza qualitativa, valorizando a participação ativa dos alunos e o seu cresciemnto subjetivo dentro do processo de construção da sua aprendizagem.

Escola Ativa

Relação professor-aluno: são privilegiadas, assim como a preocupação de manter os canais de informação a funcionar de forma eficaz.
Modelo de gestão: discussão é elemento essencial, na medida em que se procura obter contínuos consensos.
Currículo: é organizado em função dos interesses e vivências dos alunos, neste sentido, os programas são muito abertos e pouco estruturados.
Processo educativo: a aula é convertida numa oficina, em que os alunos aprendem destrezas, hábitos, técnicas para descobrir o mundo.
Materiais didáticos: os próprios alunos constroem os seus recursos educativos, com a ajuda do professor.
Avaliação: não dá ênfase a esta função, pois a importante é o próprio processo de aprendizagem.

Escola Comportamentalista

Relação professor-aluno: é marca por centenas de objetivos que devem ser atingidos ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Modelo de gestão: centralizada, com organogramas piramidais, uma forte dependência do poder central. Nessa escola, a legislação e a sua correta interpretação possuem um papel fundamenta.
Currículo: transforma-se numa estrutura fechada e excessivamente rígida.
Processo educativo: o saber é transmitido em pequenas unidades previamente divididas em função de objetivos específicos suscetíveis de serem mensurados.
Materiais didáticos: livros-texto.
Avaliação: baseia-se no uso de instrumentos avaliativos tidos como infalíveis para avaliar a conduta dos alunos.

Escola Construtivista

Relação professor-aluno: o professor é um mediador no processo ensino-aprendizagem.
Modelo de gestão: todas as estruturas são envolvidas na aprovação dos seus documentos essenciais. Essa gestão requer uma direção dirigida para a planificação, a orientação do processo, a gestão dos recursos e estruturas, procurando suscitar permanentes consensos.
Currículo: aberto e flexível.
Processo educativo: fundamenta-se na aprendizagem significativa e numa metodologia inspirada na investigação-ação.
Materiais didáticos: baseado em projetos curriculares a serem usados em sala de aula.
Avaliação: acontece no processo educativo.

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